English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

APEG realiza reunião de aniversário neste domingo


A APEG, Associação de Poeta e Escritores de Garça, realiza neste domingo, dia 24 de janeiro, das 15 horas às 17 horas, sua reunião de número sessenta.
Segundo o presidente Fagner Roberto Sitta da Silva, os membros da APEG estarão comemorando neste domingo os cinco anos de fundação da Associação, ocorrido no dia 16 de janeiro de 2005.
Relembrando, a fundação da APEG, ocorreu após o V Encontro Poético quando entre os poetas presente no evento um jovem poeta da cidade de Marília, chamado Rafael Mendes, contou aos presentes que participava da APEM, Associação dos poetas e Escritores de Marília. Da data do encontro de outubro até a data da fundação, um pequeno grupo de poetas e escritores de Garça começou a se reunir para criar na cidade uma associação nos moldes da que funcionava em Marília.
Naquele domingo chuvoso, do dia 16 de janeiro, foi eleita a primeira diretoria, tendo como presidente o professor Luiz Maurício Teck de Barros. Em 2006 assumia a segunda diretoria da associação, tendo como presidente Letterio Santoro. E em janeiro de 2009 assumia a terceira diretoria da APEG, tendo como presidente Fagner Roberto Sitta da Silva, vice Luiz Idálgo, tesoureira Maria do Rosário Pedrazza Sêga e secretário Diego Batista Leal.
Cinco anos se passaram, muitos livros de prosa e verso foram publicados, livros que estão divididos em antologias de vários autores ou obras individuais. Palestras foram proferidas em escolas e faculdades. A APEG participou de vários eventos culturais da cidade, e também foi alvo de homenagens, como a ocorrida em 2007, no desfile de Sete de Setembro. Os membros da APEG também participaram de oficinas literárias, e de projetos que envolviam alunos da rede pública de ensino.
Além, como lembra o presidente, do farto material divulgado na imprensa durante estes cinco anos, material que faz parte de algumas antologias, que mostra o trabalho de alguns dos poetas e escritores da cidade. E também o material resgatado e publicado pela associação, como a poesia de Emília de Carvalho e de Cesarino Avino Sêga.
Para a reunião deste domingo, os membros da APEG darão as boas-vindas a mais uma obra em prosa, o segundo livro de Veridiana Sganzela Santos. Também, durante a reunião Letterio Santoro estará falando sobre a quinta antologia de poesia da APEG, o livro “Poetas Reunidos V”, que será dedicada aos poetas falecidos.
Será falado da segunda antologia retirada da exposição “Todos Cantam a sua Terra”, assim com a organização da terceira exposição que ocorrerá no mês de maio na Galeria Edith Nogueira Santos. E do XI Encontro Poético de Garça, que traz como homenageado Alcyr da Rosa Lima e que irá ocorrer no mês de outubro.
Luiz Maurício Teck de Barros fará uma explanação dos assuntos abordados nos livros publicados pela associação durante os seus cinco anos de existência.
Para os estudos mensais da associação o presidente selecionou dois pequenos vídeos de seis minutos cada do programa Entrelinhas, da TV Cultura. O primeiro fala sobre uma paixão nacional, o futebol, numa entrevista com dois grandes cronistas e torcedores, Luis Fernando Veríssimo e Flávio Carneiro. O bate-papo com os dois cronistas mostra o lado lírico e dramático do futebol e sua relação com a literatura, histórias de grandes escritores que eram torcedores fanáticos e livros que trazem o futebol como tema.
O outro vídeo trabalha a relação de vários escritores com seus animais de estimação, no caso os felinos, com depoimentos de Ferreira Gullar, Luiz Ruffato, Haroldo de Campos, entre outros. Segundo o presidente, fã de cães, vários escritores têm como animal de estimação os gatos, talvez pelo comportamento mais sutil dos felinos, que acaba não atrapalhando o trabalho dos escritores. Mas não é só essa relação que o vídeo aborda, pois os felinos despertam a curiosidade humana desde os tempos mais remotos, no antigo Egito eles eram adorados, e como outros animais, poemas, canções, contos e romances têm os gatos como personagens, como na frase da escritora francesa Síndonie-Gabrielle Colette: Cães pensam que são humanos. Gatos pensam que são Deus. Ou como o caso do musical Cat’s, que foi inspirado em poemas do americano T. S . Eliot.
Os dois vídeos escolhidos são de temas mais descontraídos selecionados para a ocasião, que é festiva. Ao final da reunião será realizada uma confraternização entre os associados e durante a reunião o tema do sarau será a APEG e a comemoração dos seus cinco anos.
As reuniões da Associação de Poetas e Escritores de Garça acontecem todos os meses, sempre aos quartos domingos, das 15:00 horas às 17:00 horas, na sala de áudio e vídeo da Biblioteca Pública Municipal Dr. Rafael Paes de Barros. Para os que queiram conhecer os trabalhos da associação, esta possui um site que pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://apeg.letras.vilabol.uol.com.br. Para a ocasião a APEG lança o seu primeiro boletim on-line com poesias, prosa, frases de escritores famosos, dicas de sites de literatura e notícias que pode ser acessado no endereço http://apeg.letras.vilabol.uol.com.br/boletim_apeg.htm. E já está disponível também para os internautas o blog da APEG no endereço http://apegletras.blogspot.com/. Todos os interessados estão convidados para a reunião de aniversário da Associação de Poetas e Escritores de Garça.


Texto: Fagner Roberto Sitta da Silva


Capa do Jornal Comarca de Garça do dia 23 de janeiro de 2010.

_________________________________________

Reunião de Aniversário 

Fotografias da Reunião de aniversário da APEG, com o sarau de poesia e prosa com escritos dos associados, fotos dos amigos secretos de 2009 que não puderam comparecer na reunião de dezembro, lançamento dos livros de Veridiana Sganzela Santos e Letterio Santoro e as comemorações dos cinco anos da associação.


Maria do Rosário Pedrazza Sêga



Vera Sganzela



Letterio Santoro


Luiz Idalgo



Luiz Maurício Teck de Barros explicando um pouco sobre o Panorama da Literatura Garcense, livro de sua autoria.



Luiz Maurício Teck de Barros recebendo o soneto "Guerrilha poética" escrito por Fagner Roberto Sitta da Silva para o amigo secreto de 2009.


Faustino Fernandes Ranieri recebendo o poema "Poeta do Povo", escrito por Luiz Idalgo para o amigo secreto de 2009.



Letterio Santoro e Veridiana Sganzela Santos durante o lançamento de seus livros.


Leonor de Barros Zago, Veridiana Sganzela Santos, Célia Izar, Vera Sganzela Santos e Maria do Rosário Pedrazza Sêga.



Bruno Antiqueira, Fagner Roberto Sitta da Silva, luiz Maurício Teck de Barros, Luiz Idágo, Faustino Fernandes Ranieri, Letterio Santoro, Carlos Eduardo Lopes e Diego Batista Leal.

APEG completa cinco anos de atividades




O dia dezesseis de janeiro é uma data especial para os membros da APEG, a Associação de Poetas e Escritores de Garça, pois é comemorado o seu aniversário fundação, ocorrida no ano de 2005.
A APEG, como recorda o atual presidente Fagner Roberto Sitta da Silva, é a união de artistas locais que praticam, entre outras artes, a literatura e que se uniram formando um grupo com pessoas que tinham os mesmos interesses de cultivar a literatura.
No entanto, a história da APEG é mais longa, ela começa com os Encontros Poéticos, sendo o primeiro no ano de 1997, mas é no V Encontro Poético, de outubro 2004, que é plantada a idéia da criação de uma associação cultural na cidade.
Com a realização do V Encontro Poético novos poetas e escritores vieram se juntar ao grupo que o vinha organizando desde 1997, e pessoas de outras cidades da região também estiveram presentes, entre elas, um menino de 11 anos da cidade de Marília, chamado Rafael Mendes, que ao apresentar seus trabalhos durante o sarau do Encontro contou aos presentes que participava da APEM, a Associação dos Poetas e Escritores de Marília, que na época contava com dois anos de criação.
A vinda deste menino trouxe um novo ânimo para os poetas e escritores de Garça que resolveram também criar uma associação nos moldes da apresentada no Encontro. Assim começaram os contatos para saber a realidade da associação de Marília e contatos entre os próprios poetas e escritores de Garça para saber que se interessaria na criação da APEG. Visto tudo isto, um pequeno grupo se reúne funda, numa dessas tardes chuvosas de janeiro, na Associação de Aposentados e Pensionistas de Garça, a Associação de Poetas e Escritores de Garça.
Nesta mesma reunião é empossada a primeira diretoria: Luiz Maurício Teck de Barros (Presidente); Letterio Santoro (Vice), Aparecido Pereira (Secretário), Maria do Rosário Pedrazza Sêga (Tesoureira), Afonso César Caffer (Diretor do Patrimônio Literário) e Fagner Roberto Sitta da Silva (Diretor de Relações Públicas).
E em 2005 a APEG começava a dar os seus primeiros passos, realizando uma visita à escola Norma Mônico Truzzi, em Jafa; participando de uma exposição na Galeria Edith Nogueira Santos durante a semana do município, lançando o Boletim APEG e começando a organizar sua primeira antologia. Do ano de 2005 em diante a APEG começou a coordenar o Encontro Poético de Garça.
No ano de 2006 assume a segunda diretoria formada por: Letterio Santoro (Presidente), Luiz Maurício Teck de Barros (Vice), Aparecido Pereira (Secretário), Maria do Rosário Pedrazza Sêga (Tesoureira) e Fagner Roberto Sitta da Silva (Diretor de Relações Públicas). Neste ano a APEG lança sua primeira antologia (“Poetas Reunidos I”), participa do Fatecart com uma sala temática e organiza a comemoração do centenário de nascimento de Cesarino Avino Sêga.
Outro feito importante para a APEG foi à realização do projeto da professora Vilma Bertolucci, da E.E Edison Puga, o “Poesia em Sala de Aula”, onde a cada sábado um dos membros da APEG visitava os alunos da escola para um bate-papo.
No ano de 2007 a APEG lança o livro “Poemas Inéditos de Cesarino Avino Sêga”, fazendo com que fosse publicada quase trinta anos após a publicação do primeiro e único livro do poeta Cesarino os poemas que este não havia incluído em seu livro, perfazendo assim a sua obra completa. No Encontro deste ano a APEG também publicaria as “Poesias Completas” da poetisa Emília de Carvalho. E ainda inicia uma série de exposições anuais, realizadas em homenagem à cidade, a “Todos Cantam a sua Terra”, da qual seria lançada em 2008 uma antologia com o mesmo nome.
No ano de 2008 assume a atual diretoria composta por: Fagner Roberto Sitta da Silva (Presidente), Luiz Idálgo (Vice), Diego Batista Leal (Secretário), Maria do Rosário Pedrazza Sêga (Tesoureira). A associação continua os seus trabalhos, com publicações de notícias e obras na imprensa local, participações em eventos, lançamentos de livros, como a primeira coletânea do “Todos Cantam a sua Terra” ou o livro “Versos Incontidos”, de Luiz Maurício Teck de Barros. No mesmo ano a APEG cria o seu site e começa a abrir espaço em suas reuniões para estudos, usando vídeos com assuntos relacionados à literatura.
Há de se destacar que a APEG, durante estes cinco anos, também realizou palestras em escolas, oficinas de literatura, exposições em feiras de livros (CSA).
Conforme indica o presidente Fagner, o patrimônio literário levantado pela APEG durante estes cinco anos é imenso, pois ao serem catalogados pelo professor Luiz Maurício os livros publicados por autores garcenses presente na Biblioteca Municipal, que chega a um total de quase noventa obras, quase metade delas são de livros editados pela APEG.
Durante estes cinco anos a APEG lançou com o selo Biblioteca APEG antologias de poesia (“Poetas Reunidos I, II, III e IV”), de crônicas (“Crônicas Garcenses I”), poesia e prosa (“Todos Cantam a sua Terra”) e também obras individuais de poesia e prosa, como os livros de Luiz Maurício Teck de Barros (“Guerrilha Poética”, “Versos Incontidos”, “Artigos Selecionados I e II”), de Veridiana Sganzela Santos (“Crônicas Arcaicas”), de Faustino Fernandes Ranieri (“O Lavrador e sua Poesia”), de Leonor de Barros Zago (“Pra quem Gosta de Rimar”) e os livros de Letterio Santoro (“Poemas do Jubileu”, “Eu Herói”, a série “Travessia, décadas de 70, 80 e 90”, a série “Crônicas do Cidadão”, entre outros).
Segundo o presidente, alguns poetas presentes nestas antologias tiveram um pouco de suas obras preservadas, pois em muitos casos este foi o único registro, e também mostra que o patrimônio literário do presente está sendo preservado, o que não ocorreu nas décadas passadas onde às obras de escritores falecidos ou estão com os familiares, ou dispersadas pelos diversos jornais que a cidade teve, ou, infelizmente, perdidas. E outros poetas que não fazem parte da APEG puderam integrar a antologia Poetas Reunidos IV, preservando assim uma pequena parte de suas obras.
Para o presidente, agora que estão esgotadas as antologias do Poetas Reunidos, pois nelas foram publicados trabalhos de todos os membros atuais da APEG, seria o caso de partir para antologias temáticas, tais como a do livro “Todos Cantam a sua Terra”, quem tem como pano de fundo a cidade. Seria o caso de serem publicadas antologias de temas diversos, universais, tais como o amor, a amizade, infância; ou ainda no tema da cidade, as cerejeiras; ou como o caso dos poemas que estão sendo recolhidos cujo tema são os próprios membros da APEG e também a associação.
Para a comemoração do seu quinto aniversário a associação lança seu primeiro Boletim APEG on-line, acrescenta mais conteúdo ao seu site (notícias, trabalhos de associados, fotografias do X Encontro), que pode ser acessado no endereço eletrônico http//:apeg.letras.vilabol.uol.com.br, e também dará as boas-vindas a mais uma obra de Veridiana Sganzela Santos, que virá se juntar à Biblioteca APEG, também começa a elaborar a próxima antologia “Todos Cantam a sua Terra II”, com escritos da exposição de 2008 e já começa a organizar o XI Encontro Poético de Garça, que ocorrerá no mês de outubro e que tem como homenageado Alcyr da Rosa Lima.
E ainda há a possibilidade da criação de um blog para a associação, onde os trabalhos dos membros da APEG e suas notícias poderão ser inseridos, sendo uma porta de entrada para o seu site.
Prosseguiram os estudos e discussões onde são usados vídeos retirados da Internet de programas de TV, séries ou documentários sobre escritores, formas e estilos literários. E a APEG continuará atuante, pois vários de seus membros participam ativamente em suas comunidades, participam de clubes de serviço e, ainda, três membros da APEG fazem parte do Conselho Municipal de Cultura, sendo dois representando a área de literatura e um a área de música.
A reunião em que será comemorado o aniversário da APEG, reunião mensal de número sessenta, acontecerá no próximo domingo, dia 24 de janeiro, às 15:00 horas, na Sala de Áudio e Vídeo da Bilbioteca Municipal Dr. Rafael Paes de Barros.
E pelo o que é visto pelos seus associados, a APEG ainda terá muito a oferecer à cidade, pois a cada reunião novos trabalhos são recolhidos para antologias, para o site ou para o Boletim, novos talentos são encontrados e incentivados a progredirem e a fazerem parte da associação. A cada dia a associação vai se firmando e fazendo parte da história da cidade.

Texto: Fagner Roberto Sitta da Silva
Related Posts with Thumbnails