English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de março de 2010

APEG realiza reunião neste domingo 


Presidente Fagner Roberto Sitta da Silva

Novas publicações, exposição, sarau e Bíblia como assunto de estudo são alguns dos itens da pauta da reunião da associação

     A APEG (Associação de Poetas e Escritores de Garça) realiza neste domingo, 28 de fevereiro, a sua reunião mensal de número sessenta e um. Conforme informações passadas pelo presidente da associação, Fagner Roberto Sitta da Silva, dentre os itens da pauta da reunião estão as publicações de novos livros, os estudos feitos pelos associados por meio de vídeos sobre literatura, a exposição Todos Cantam a Sua Terra III, e o tradicional sarau.
     Segundo o presidente, no mês de janeiro foram publicados dois livros, o “Crônicas do Cidadão”, de Letterio Santoro, e o outro “Para que serve o Economês – Um breve relato sobre a origem da imprensa no Brasil e a problemática do Jornalismo Econômico”, de Veridiana Sganzela Santos.
     O livro de Letterio Santoro é uma reunião de crônicas e artigos publicados no jornal Comarca de Garça durante o ano de 2009, e o título da obra é referente à coluna que o autor manteve durante alguns anos no extinto jornal Folha de Garça.
     E o livro de Veridiana Sganzela Santos, que tem como assunto abordado o Jornalismo Econômico e a história da Imprensa, é a publicação, com algumas adequações para o formato de livro, de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) quando esta cursava Comunicação Social na USC.
     Com isso, no mês anterior a Biblioteca APEG deu as boas-vindas a mais duas novas publicações, que já estão chegando a quatro dezenas. Isso quer dizer que em cinco anos a APEG publicou um terço do que o que foi publicado desde a fundação de nossa cidade.
     E, segundo o presidente, esse número irá aumentar, pois para este ano ainda estão previstas as publicações de uma “Antologia de Sonetos”, dois livros da exposição “Todos Cantam a sua Terra II e III”, um livro de Luiz Maurício Teck de Barros sobre o “Panorama da Literatura Garcense”, os livros “Poetas Reunidos V” e “Crônicas Garcenses III”, organizados por Letterio Santoro, antologias dos Encontros Poéticos passados, além de publicações individuais e de livros resgatando as obras de escritores falecidos, como ocorreu com os escritos de Emília de Carvalho e Cesarino Avino Sêga.
      Para os estudos mensais da associação foram separados dois pequenos vídeos, disponíveis na Internet, do programa Entrelinhas, da TV Cultura, e que têm como assunto a Bíblia. O primeiro fala do “Guia Literário da Biblia”, nome de um livro organizado por dois grandes estudiosos da Literatura, Robert Alter e Frank Kermode, que propõe que além de ser lido como um livro sagrado, a Bíblia pode ser lida como um como um grande conjunto de poemas e narrativas.
     No segundo vídeo, que é uma entrevista com o escritor Moacyr Scliar e o professor de filosofia da religião Luiz Felipe Pondé, e que mostra como que a Bíblia influenciou a obra de grandes nomes da literatura.
     Segundo Fagner Roberto, A Bíblia é conhecida como o  Livro dos Livros, tal a sua influência na cultura ocidental, porem os vídeos passados apenas abordam a influencia que este livro teve sobre grandes escritores, poetas e até cineastas, um exemplo é o do escritor tcheco Franz Kafka que tem algumas de suas obras curtas com fortes influências nas parábolas, que estão presentes no Antigo Testamento e, principalmente, no Novo Testamento. No Livro Sagrado está a origem da prosa e da poesia que lemos até hoje.
     Ainda há os preparativos para a terceira exposição “Todos Cantam a sua Terra”, que ocorrerá no mês de comemorações do aniversário do município na Galeria Municipal Edith Nogueira Santos.
     E, durante um assunto e outro da pauta da reunião, acontecerá o sarau de poesia e prosa onde cada um dos associados estarão recitando seus trabalhos para a apreciação dos companheiros e visitantes.
     Finalizando, a Associação de Poetas e Escritores de Garça realiza suas reuniões mensais sempre aos quartos domingos, das 15 às 17 horas, na sala de áudio e vídeo da Biblioteca Municipal Dr. Rafael Paes de Barros, localizada na avenida Dr. Rafael Paes de Barros, nº 522. Para maiores informações, a APEG possui um site hospedado no endereço eletrônico http://apeg.letras.vilabol.uol.com.br onde o internauta pode encontrar crônicas, poemas, noticias, dicas de links de literatura, fotografias, história da APEG e também o seu boletim on-line. Foi criado também um blog para a associação, que é http://apegletras.blogspot.com. E para entrar em contato com a APEG, o e-mail do presidente é fagnerroberto@gmail.com. Todos estão convidados para as reuniões Associação de Poetas e Escritores de Garça.


Texto: Fagner Roberto Sitta da Silva

Notícia publicada no Jornal Comarca de Garça 
(http://www.jornalcomarca.com.br) no dia 27 de fevereiro de 2010.


________________________________________________________

Reunião do mês de Fevereiro

Fotografia da reunião de  28 de fevereiro, onde aparecem a poetisa Leonor de Barros Zago cantado uma canção de sua autoria com o acompanhamento do poeta e violeiro Luiz Idalgo, ao lado do poeta Faustino Fernandes Ranieri:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails