English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2010

Associação de Poetas e Escritores de Garça realiza reunião amanhã




Fagner Roberto Sitta da Silva, Leonor de Barros Zago e Luiz Maurício Teck de Barros durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, no Teatro Municipal

A APEG (Associação de Poetas e Escritores de Garça) realiza neste domingo sua reunião mensal, às 15 horas na Biblioteca Pública Municipal. Segundo informações passadas pelo presidente Fagner Roberto Sitta da Silva, dentre os itens que serão discutidos na reunião estão o tradicional sarau de poesia e prosa, as apresentações da associação ocorridas no mês de março, duas publicações de livros já marcadas para o mês de abril, parcerias da APEG e escolas e dois curtas-metragens sobre literatura selecionados para a ocasião.
Conforme noticiado pelo Jornal Comarca de Garça, no início do mês ocorreu no Teatro Municipal, mais precisamente no dia 3 de março, uma homenagem referente ao Dia Internacional da Mulher na qual os membros da APEG, Leonor de Barros Zago, Luiz Maurício Teck de Barros e o presidente Fagner Roberto, participaram recitando criações próprias alusivas a data comemorativa.
Sobre os estudos literários feitos pela associação, o presidente selecionou dois curtas-metragens que têm como protagonistas dois poetas brasileiros do Modernismo. O primeiro curta chama-se “Manuel Bandeira, o Habitante de Pasárgada”, com direção de Fernando Sabino, David Neves e Joaquim Pedro de Andrade, e que faz parte de uma série de documentários sobre Literatura Nacional Contemporânea.
“São registros do cotidiano de um Bandeira (1886-1968) solitário. Seus hábitos simples e momentos de inspiração. No curta o poeta aparece caminhando pelas ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro, comprando leite, recitando seus versos e fazendo café no apartamento escondido num canto da Lapa, rua Moraes e Valle, também conhecida como Beco do Rato”, explica o presidente.
O segundo curta, cujo nome é “O fazendeiro do ar - Carlos Drummond de Andrade”, produzido por Fernando Sabino e David Neves, mostra um Drummond (1902-1987) mais carioca que itabirano, falando de suas raízes mineiras, admirando a vista da Pedra do Arpoador e brincando de esconder entre as pilastras do Ministério da Educação – onde foi chefe de gabinete do ministro Gustavo Capanema. E ainda exibe o poeta como prosaico passageiro do coletivo que o conduzia de sua casa, no Posto 6, ao centro da cidade, para trabalhar como servidor público.
Para as publicações do mês de abril já está em processo de finalização dois novos livros que farão parte da Biblioteca APEG, selo criado pela associação, que terão como enfoque a cidade e poetas falecidos, os nomes das duas antologias são: “Todos cantam a sua terra” e “Poetas reunidos V”. O livro “Todos cantam a sua terra II” é uma coletânea de prosa e verso com textos retirados de uma exposição com o mesmo nome que a associação realiza por ocasião do aniversário da cidade.
A terceira exposição, que também será transformada em antologia, já está marcada e ocorrerá durante o mês de maio na Galeria Edith Nogueira Santos. E a antologia “Poetas Reunidos V” é uma coletânea de poesias anualmente publicada pela APEG. No entanto, nessa os participantes são os poetas falecidos, que são anteriores a criação da APEG. Dentre os nomes escolhidos estão os de Cesarino Avino Sêga, Gilberto Pieretti e Emília de Carvalho.
Quanto às parcerias entre a associação e escolas, Fagner conta que será apresentado um projeto idealizado por Letterio Santoro que tem como objetivo a realização de oficinas literárias com alunos da rede pública de ensino.
Para conhecer a associação está disponível na Internet, um site e o blog da APEG. No endereço eletrônico http://apeg.letras.vilabol.uol.com.br o internauta encontrará dicas de sites; crônicas, poesias e artigos dos associados; trabalhos de escritores falecidos; biografias dos associados, etc. E no blog da associação http://apegletras.blogspot.com o internauta poderá ficar por dentro das notícias da associação.
Livros da APEG podem ser encontrados para empréstimo na Biblioteca Municipal no espaço “Canto da Terra” e poesias, contos, artigos, notícias e resenhas podem ser lidos quase que diariamente no Jornal Comarca de Garça, que gentilmente abre espaço para os trabalhos dos membros da APEG. E, durante um assunto e outro da pauta da reunião, acontecerá o sarau de poesia e prosa onde cada um dos associados estarão recitando seus trabalhos para a apreciação dos companheiros e visitantes.
A Associação de Poetas e Escritores de Garça realiza suas reuniões mensais sempre aos quartos domingos, das 15 às 17 horas, na sala de áudio e vídeo da Biblioteca Municipal Dr. Rafael Paes de Barros, localizada na avenida Dr. Rafael Paes de Barros, nº 522. Todos estão convidados.


Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade em montagem feita com retratos pintados por Cândido Portinari

Texto: Fagner Roberto Sitta da Silva, 
com adequações da equipe do Jornal Comarca de Garça

Notícia publicada no Jornal Comarca de Garça,  edção de 27 de março de 2010, página 6,  e em http://www.jornalcomarca.com.br/Noticia.aspx?cod=31607&secao=Garça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails