English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de maio de 2010

APEG realiza reunião mensal amanhã




A Associação de Poetas e Escritores de Garça (APEG) realiza amanhã, 25 de abril, sua reunião mensal a partir da 15 horas na sala de áudio e vídeo da Biblioteca Municipal Dr. Rafael Paes de Barros. Segundo o presidente Fagner Roberto Sitta da Silva, entre os itens da pauta da reunião estão os próximos lançamentos da APEG marcados para o mês de maio, a exposição “Todos Cantam sua Terra”, assim como oficinas literárias que poderão acontecer durante a realização da mesma. A descoberta de uma nova obra do poeta Cesarino Avino Sega também fará parte das discussões, assim como a publicação de trabalhos dos associados na revista Via Maxi na edição de maio/junho em comemoração ao aniversário do município, e o vídeo sobre um poeta ou escritor usado para estudo. 
Sobre as novas obras, está marcado para o mês de maio o lançamento de seis novos trabalhos, sendo um livro em prosa da jornalista Veridiana Sganzela Santos; o Panorama da Literatura Garcense de Luiz Maurício Teck de Barros; dois livros em prosa de Letterio Santoro, os volumes do Crônicas do Cidadão 2009 e 2006; a antologia do Poetas Reunidos V, com poetas garcenses falecidos; e o livro Todos Cantam Sua Terra II, com diversos autores da associação que participaram da segunda edição da exposição Todos Cantam Sua Terra. Para a exposição deste ano, que ocorrerá entre os dias 4 e 16 de maio na Galeria Edith Nogueira Santos, a associação ainda está estudando a possibilidade de realizar oficinas literárias durante o período de duração da exposição, assim como a disponibilização do material em vídeo selecionado pela APEG para seus estudos para que os visitantes possam assistir. 
A exposição leva o nome do verso de um dos mais queridos poetas nacionais: Casemiro de Abreu, um dos poetas do Romantismo brasileiro. O verso que dá nome à exposição é o primeiro do poema Minha Terra (“Todos cantam sua terra, / também vou cantar a minha...”) que pertence ao único livro do poeta publicado em vida, intitulado Primaveras. “Dos poemas, crônicas, artigos e outros escritos que estarão na exposição da APEG será feita uma nova antologia do livro Todos Cantam Sua Terra, e além dos escritos da exposição também estarão sendo expostas fotografias antigas da cidade e quadros da poetisa Leonor de Barros Zago”, diz Fagner. 
Sobre a nova obra do poeta Cesarino Avino Sega, o presidente conta que esta foi um achado, pois quando a APEG publicou em 2007 o livro Poemas Inéditos de Cesarino Avino Sega, estava dada por publicada toda a obra poética do autor. “No entanto, há alguns dias, quando estava organizando meu material xerocado do poeta por ocasião das comemorações do seu centenário encontrei um pequeno livro, cópia de um que está em posse da família, e que tinha passado despercebido durante a confecção do último livro de Cesarino”, explica. Conforme diz Fagner, a novidade deste livrinho é que parece ser anterior ao publicado em vida pelo poeta (o livro Quando Fala a Natureza), pois alguns dos sonetos tem alguns versos diferentes. Além disso trazem comentários feitos pelo poeta acerca de onde estes foram publicados e sobre as críticas recebidas. 
Para o vídeo de estudo deste mês a associação selecionou o de uma homenagem feita pelo Arquivo Nacional ao poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto. Nascido em Recife em 9 de janeiro de 1920, João Cabral de Melo Neto é um dos maiores poetas brasileiros. Também foi diplomata por muitos anos na Espanha. Sua obra poética, caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes. Com isso inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil. “João Cabral tem uma poesia que causa algum estranhamento porque não é emotiva, mas sim cerebral”, explica Fagner. 
Era membro da Academia Brasileira de Letras, primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre e amigo do pintor espanhol Juan Miró. Entre sua vasta obra podem ser destacados os livros Morte e Vida Severina, o Cão sem Plumas, A Educação pela Pedra, A Escola das Facas. Faleceu em 1999, no dia 9 de outubro. Neste mesmo ano especulava-se que Cabral era um forte candidato ao Prêmio Nobel de Literatura. Recebeu no ano de 1990 o Prêmio Camões. 
A reunião que acontece amanhã será realizada na Biblioteca Municipal Dr. Rafael Paes de Barros, localizada na Av. Dr. Rafael Paes de Barros nº 522, das 15 horas às 17 horas. Para maiores informações, a APEG possui um site que está hospedado no endereço eletrônico http://apeg.letras.vilabol.uol.com.br e um blog no endereço http://apegletras.blogspot.com onde os internautas podem acessar trabalhos dos associados, ver fotografias de atividades da APEG e ler notícias. Todos os interessados estão convidados para participar da reunião da APEG.



Capa do Jornal Comarca de Garça, com chamada para a reunião da APEG.

Notícia publicada no Jornal Comarca de Garça, dia 24 de abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails