English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar este blog

sábado, 10 de julho de 2010

Alunos da Escola “Maria do Carmo” participam de reunião da APEG





     No domingo, 27 de junho, na sala de áudio visual da Biblioteca Pública Municipal “Dr. Rafael Paes de Barros”, ocorreu mais um encontro dos membros da APEG (Associação de Poetas e Escritores de Garça). 
     No decorrer de duas horas, a pauta, que continha vários assuntos pertinentes as atividades desenvolvidas pela Associação, foi toda discutida. O diferencial ficou por conta da participação de um grupo de alunos da EMEF “Profª Maria do Carmo Pompeu Castro”. 
     Acompanhados pelo professor Aparecido Pereira da Silva, os alunos foram conhecer os trabalhos da Associação e mostrar que eles também apreciam um bom texto poético. Motivados pelo professor, alunos das quartas séries “A” e “B”, que freqüentam o Apoio Pedagógico, desenvolveram o projeto “Brincando com as Palavras”. De acordo com Cido Pereira, foram apresentados diversos textos poéticos de autores como Cecília Meireles, Ribeiro Couto, José Paulo Paes, Henriqueta Lisboa, Vinícius de Moraes, dentre outros. A partir deles, os alunos, além de treinarem a leitura, praticaram também outros exercícios ligados às dificuldades na disciplina de Língua Portuguesa.
     Ainda de acordo com o professor, a ideia de participar da reunião da APEG partiu dele. “Eu conheço o trabalho da Associação e numa das aulas eu fiz a proposta aos alunos. Explique o significado da sigla, como se davam as reuniões e se eles estariam a fim de participar. De pronto, alguns toparam. Outros demonstraram certo receio. O que é absolutamente normal. Por fim concordaram”, explicou Cido Pereira. Os alunos recitaram poesias, ouviram poesias recitadas por alguns integrantes da APEG, explicaram como foram escolhidas as poesias. 
     Alguns deles arriscaram até mesmo a comentar as mensagens das poesias, como foi o caso das alunas Thanile dos Santos Cardoso e Ana Benedita de Oliveira. O professor julga importante este envolvimento dos alunos com outras pessoas, em ambientes diferenciados, tratando de temas diferenciados. “Se a gente quer que as crianças cresçam, culturalmente falando, temos que proporcionar a elas as oportunidades. 
     A criança está aberta para absorver tudo que é apresentado a ela. Se apresentarmos o ‘reboletion’, ela se tornará uma exímia dançarina de ‘reboletion’; se a ela for dada a oportunidade de estudar piano, ela vai aprender a tocar piano; ser for estimulada a escrever, vai ser uma escritora, não tenhamos dúvidas disso”, observou Cido Pereira, que reconhece que a concorrência é muito grande. “Não é uma tarefa fácil. Mas é a missão do professor”, disse. 
     A experiência foi tão boa que surgiu a ideia dos alunos recepcionarem os membros da APEG nas dependências da escola. Segundo Cido Pereira, é uma possibilidade que deverá ser apresentada à direção e coordenação da Escola. “Acho perfeitamente possível. Vamos trabalhar a sugestão e quem sabe colocá-la em prática no segundo semestre”, comentou o professor que aproveitou para agradecer a coordenação e direção da Escola, assim como a Secretaria da Educação que disponibilizou o transporte.

Notícia vinculada no Jornal Comarca de Garça no dia 7 de julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails