English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar este blog

sábado, 24 de julho de 2010

Reunião da APEG neste domingo dia 25

Associados debatem XI Encontro Poético e implantação de um clube de cinema e publicam mais um livro

Poeta Mário Quintana

          Neste domingo, dia 25 de julho, a Associação de Poetas e Escritores de Garça (APEG) realiza sua reunião mensal, a sétima do ano e a reunião de número sessenta e sete, a partir das 15 horas na Biblioteca Pública Municipal. 

          Segundo o presidente da associação, Fagner Roberto Sitta da Silva, entre os itens da pauta da reunião está a instalação de um clube de cinema, uma oficina de haicai, os preparativos para o XI Encontro Poético de Garça, vídeos sobre a vida e obra do poeta Mario Quintana, lançamento de mais um livro, mais uma proposta de novos livros e o sarau de poesia. 

          Para o clube de cinema, projeto criado pelo professor Luiz Maurício Teck de Barros, os associados estão conversando desde a reunião passada sobre a instalação deste em Garça. Para isto, estão sendo levantados filmes para serem exibidos, foi até proposta uma visita e intercâmbio dom o Clube de Cinema de Marília, que é o primeiro do Brasil. Foi levantado um dia para as exibições e chegou-se ao comum acordo que o dia melhor para estas seria a quinta-feira, pois depois de pesquisas viu-se que neste dia não há eventos em nossa cidade, dado que reuniões de clubes de serviço e da Câmara são feitas nas segundas-feiras e aos fins de semana são dias em que há espetáculos no Teatro Municipal, e etc. 

          Também para esta reunião, será feita uma pequena oficina de haicai, já que o assunto foi abordado na última reunião em vídeos de estudo. Para esta oficina serão explicados pelo presidente e pelo professor Letterio Santoro, dois cultores desta forma poética, os conceitos básicos do haicai. E, como foi combinado na última reunião, alguns dos associados estarão trazendo seus haicai compostos para apresentarem. 

          Também prosseguem os preparativos para o XI Encontro Poético, que terá como homenageado o professor, poeta e atleta, um dos melhores jogadores de Garça de todos os tempos, Alcyr da Rosa Lima, o “Ceci”. O Encontro Poético, criado em 1997 e interrompido no ano 2000, e que foi retomado em 2004, acontece sempre no mês de outubro, dado a proximidade do dia 20, dia que se comemora o Dia do Poeta. Nesta décima primeira edição, que ocorrerá na Câmara Municipal de Garça, no dia 21 de outubro de 2010, a partir das 20:00 horas, os associados da APEG e poetas e escritores inscritos, mais convidados, estarão homenageando o professor Alcyr, e também comemorando o Dia do Poeta. 

          Para a décima primeira edição serão retomadas as inscrições para o sarau de poesia e prosa realizado no Encontro, para que desta forma a APEG tenha um cadastro dos escritores locais e também para que os trabalhos inscritos possam fazer parte de uma nova obra da associação, tal qual ocorreu com o I Encontro de 1997 e com o V Encontro de 2004. 

          Nesta reunião de domingo os associados também estarão fazendo o lançamento de mais uma obra que foi retirada da exposição “Todos Cantam sua Terra III”, que ocorreu no mês de maio na Galeria Edith Nogueira Santos e todos os trabalhos expostos foram recolhidos e organizados pelo professor Letterio Santoro. E esta publicação faz parte do projeto do professor Letterio de publicar uma obra por mês durante este ano, sendo o autor ou o organizador. 

          Para próximas publicações, será sugerida a publicação de um novo livro da série Crônicas Garcenses, e a retomada do Cancioneiro Garcense, livro que contaria em prosa e verso a história da nossa cidade. Além da publicação de uma obra inédita do poeta Cesarino Avino Sêga. 

          Para os vídeos de estudo deste mês serão assistidos pelos associados e visitantes dois vídeos sobre a vida e a obra de Mario Quintana. Sendo dois curtas sobre o poeta e um desenho animado sobre um dos mais famosos poemas de Quintana. O poeta nascido em 30 de julho de 1906, em Alegrete, no estado do Rio Grande do Sul, filho prematuro de Celso de Oliveira Quintana e de Virgínia de Miranda estudou as primeira letras em sua cidade natal, mudou-se no ano de 1919 para Porto Alegre, onde freqüentou o Colégio Militar, ali também publicou suas primeiras produções. Trabalhou, posteriormente para a Editora Globo, e depois na farmácia paterna. 

          Aos 17 anos publica um soneto em jornal de Alegrete, com o pseudônimo JB. O poema era tão bom que seu Celso queria contar que era pai do poeta. Mas quem era JB? Mario, então, não perde a chance de lembrar ao pai que ele não gostava de poesia e se diverte com isso. 

          Mario Quintana é considerado o “poeta das coisas simples”, com um estilo marcado pela ironia, profundidade e pela perfeição técnica. Foi jornalista quase toda asua vida. Traduziu mais de cento e trinta obras da literatura universal, entre elas, Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust, Mrs. Dalloway de Virginia Woolf, A Importância de Viver de Lin Yutang, Uma Paixão no Desertode Honoré de Balzac e Palavras e Sangue, de Giovanni Papini. 

          Em 1953, Quintana trabalhou no jornal Correio do Povo, como colunista da página de cultura, que saía aos sábados, e em 1977 saiu do jornal. 

          Em 1940, ele lançou o seu primeiro livro de poesias, A Rua dos Cataventos, iniciando a sua carreira de poeta, escritor e autor infantil. Em 1966, foi publicada a sua Antologia Poética, com sessenta poemas, organizada por Rubem Braga e Paulo Mendes Campos, e lançada para comemorar seus sessenta anos de idade, sendo por esta razão o poeta saudado na Academia Brasileira de Letras por Augusto Meyer e Manuel Bandeira, que recita o poema Quintanares, de sua autoria, em homenagem ao colega gaúcho. No mesmo ano ganhou o Prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores de melhor livro do ano. Em 1976, ao completar setenta anos, recebeu a medalha Negrinho do Pastoreio do governo do estado do Rio Grande do Sul. Em 1980 recebeu o prêmio Machado de Assis, da ABL, pelo conjunto da obra. Em 1981 recebe o prêmio Jabuti. 

          Lançou vários livros em prosa e verso, todos eles sucessos de vendagens, entre eles A Rua dos Cataventos (1940), Sapato Florido (1948), o infantil O Batalhão das Letras (1948), Espelho Mágico (1951), Caderno H (1973), Quintanares (1976), A Vaca e o Hipogrifo (1977), Esconderijos do Tempo (1980), Baú de Espantos (1986), 80 anos de Poesia (1986), Da Preguiça como Método de Trabalho (1987), A Cor do Invisível (1989), Velório sem Defunto (1990) o infantil Sapato Furado (1994) e o póstumo Água (2001) 

          Mario Quintana viveu grande parte da vida em hotéis: de 1968 a 1980, residiu no Hotel Majestic, no centro histórico de Porto Alegre. Em 1982, o prédio do Hotel Majestic, que fora considerado um marco arquitetônico de Porto Alegre, foi tombado. Em 1983, atendendo a pedidos dos fãs gaúchos do poeta, o governo estadual do Rio Grande do Sul adquiriu o imóvel e transformou-o em centro cultural, batizado como Casa de Cultura Mario Quintana. O quarto do poeta foi reconstruído em uma de suas salas, sob orientação da sobrinha-neta Elena Quintana, que foi secretária dele de 1979 a 1994. 

          E em 1989 Mario Quintana é eleito “Príncipe dos Poetas Brasileiros”, entre todos os escritores do país, em promoção da Academia Nilopolitana de Letras. É o quinto poeta a receber esse título. Seus antecessores: Olavo Bilac, Alberto Oliveira, Olegário Mariano e Guilherme de Almeida. 

          Em 1994 é publicado o livro Sapato Furado e também a publicação de textos no número 211 da revista literária Liberté, editada em Montreal, Quebec, Canadá. Publicação pelo Instituto Estadual do Livro (RS) de Cantando o imaginário do poeta, espetáculo musical constituído de poemas musicados pelo maestro Adroaldo Cauduro e apresentado no teatro Bruno Kiefer pelo Coral da Casa de Cultura Mario Quintana. Falece em 5 de maio de 2004 aos oitenta e sete anos. 

          E, entre um assunto e outro da pauta da reunião, acontecerá o tradicional sarau de poesia e prosa com trabalhos dos associados. 

          A Associação de Poetas e Escritores de Garça (APEG) se reúne sempre aos quartos domingos de cada mês na sala de áudio e vídeo da Biblioteca Municipal Dr. Rafael Paes de Barros, das 15 às 17 horas. Para maiores informações a associação possui um site hospedado no endereço eletrônico http://apeg.letras.vilabol.uol.com.br com fotos, biografias, notícias, boletim on-line, trabalhos dos associados e um blog no endereço http://apegletras.blogspot.com com as notícias da associação e trabalhos de seus membros. As reuniões da APEG são abertas ao público, e todos os interessados estão convidados para conhecer os trabalhos e os membros da Associação de Poetas e Escritores de Garça

Texto de Fagner Roberto Sitta da Silva, 
com trechos sobre Mário Quintana retirados da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails