English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar este blog

domingo, 4 de julho de 2010

Reunião da APEG amanhã lança mais um livro


Cena do filme italiano Cinema Paradiso

 A APEG (Associação de Poetas e Escritores de Garça) realiza sua reunião mensal neste domingo, dia 27 de junho, das 15 às 17 horas na sala de áudio e vídeo da Biblioteca Pública Municipal Dr. Rafael Paes de Barros.
Segundo informações passadas pelo seu atual presidente, Fagner Roberto Sitta da Silva, entre os itens da pauta estão a criação de um cineclube, os preparativos para o XI Encontro Poético, o tradicional sarau de poesia e prosa dos associados, além do lançamento de mais um livro. Durante o encontro os participantes ainda estarão falando da exposição da APEG na Biblioteca Municipal, o vídeo de estudo, e a visita de alunos de uma escola garcense que estarão conhecendo a APEG e realizando um sarau com poesias de grandes poetas nacionais.
Segundo informa o presidente, a ideia da criação de um cineclube foi dada pelo primeiro presidente da associação, o professor Luiz Maurício Teck de Barros. Para a criação deste projeto, Teck estará expondo a ideia já lançada na reunião passada, juntando esta com outras propostas pelos associados. Para o XI Encontro Poético de Garça, os associados estarão discutindo alguns pontos referentes à realização deste evento que ocorre anualmente sempre no mês de outubro, por ocasião da passagem da data nacional em comemoração ao dia do Poeta (20 de outubro) e a data mundial (4 de outubro). Para isso serão verificados itens tais como dia, horário e local onde será realizado o evento. Nesta edição o poeta homenageado é Alcyr da Rosa Lima. Lembrando que o evento foi criado em 1997, retomado no ano de 2004, e desde esta data foi realizado sem interrupção.
No encontro de amanhã os associados darão as boas vindas a mais uma nova obra poética. Trata-se do livro de Letterio Santoro, segundo presidente da APEG, intitulado “Sonetos da Vida Inteira”. Esta reunião dos sonetos completos escritos por Letterio Santoro foram retirados dos livros já publicados pelo poeta e reunidos numa única obra, e que por sinal é a primeira obra garcense desta forma fixa da poesia ocidental, o soneto.

VÍDEO DE ESTUDO

Falando em forma fixa, neste mês o vídeo de estudo separado para ser visto pelos associados e visitantes trata de duas formas fixas da poesia: o Haicai e o Limerick. Criado no Japão, o haicai (Haiku) é uma das formas fixas mais breves da poesia mundial. Obedece uma sequência de três versos divididos em 5-7-5 sílabas poética. O haicai é originário de outra forma fixa japonesa, o tanca, que se divide em cinco versos de 5-7-5-7-7 sílabas poéticas. Dentre os grandes poetas desta forma poética podem ser citados os nomes de Bashô, Buson e Issa, só para citar os nomes dos três maiores poetas. O mais conhecido haicai é o de Bashô, provavelmente composto em 1686, é este:

O velho tanque
Uma rã salta.
Barulho de água

Esta forma poética chegou ao ocidente junto com as pinturas japonesas, onde o haicai vinha escrito. No entanto, só muito posteriormente foi visto que os escritos que adornavam as pinturas na verdade eram pequenos poemas. No Brasil, o haicai chegou com o navio Kasatu Maru no porto de Santos no dia 18 de junho de 1908, sendo o primeiro haicai escrito em terras brasileiras escrito por Shuhei Uetsuka (1876-1935), um bom poeta de haiku, conhecido como Hyôkotsu, o haicai era este:

A nau imigrante
chegando: vê-se lá do alto
a cascata seca.

Segundo o presidente, para os ocidentais talvez o haicai seja de difícil assimilação, pois na poesia ocidental são usados recursos como a rima, o que não existe na poesia japonesa. “O haicai seria como um pequeno flash de um momento, não há no haicai os derramamentos líricos da poesia ocidental. E para o haicai o tempo é sempre o presente. O Haicai fala da natureza, e é dividido em cinco categorias: primavera, verão, outono, inverno e ano-novo. E dentro de cada haicai existe uma palavra (que em japonês tem o nome de kigo) que designa a estação do ano”, explica Fagner.

A outra forma poética estudada no mesmo vídeo é o Limerick. O Limerick é um poema de regras pouco rígidas, com rima na Primeira, Segunda e Quinta linhas com dez a doze sílabas, e na Terceira e Quarta linhas, geralmente com três a quatro sílabas a menos, porque o ponto básico é que essas linhas sejam mais curtas. “Como norma geral, o Limerick é uma composição burlesca e jocosa, muitas vezes um epigrama, e seu sucesso é garantido quando uma boa risada é ouvida ao final da declamação. No entanto, há Limericks de toda espécie. Via de regra, é uma estrofe isolada, mas pode ser apresentado como uma seqüência, formando uma só idéia”, diz o presidente. Na literatura britânica, foi lançado por Edward Lear em 1846, em “The Book of Nonsense” (O Livro de Bobagens), não obstante já surgissem os primeiros versos deste tipo em 1820, cuja origem é desconhecida. Acabou se tornando um estilo de poema muito apreciado. No começo do séc. XX ficou tão popular nos países de língua inglesa, que muitas revistas e até lojas do comércio faziam concursos de Limericks.

Assista o vídeo da reunião:


Poetas recepcionarão alunos do Maria do Carmo

Na reunião deste domingo os associados estarão recebendo a visita de estudantes de uma classe de apoio pedagógico da escola Maria do Carmo Pompeu Castro. São alunos de um projeto do professor Aparecido Pereira que cursam a quarta série período matutino, que estão entrando em contato com a poesia de renomados poetas nacionais. O projeto de autoria do professor Aparecido Pereira, cujo nome é “Brincando com as Palavras” tem como objetivo o estudo de literatura e também a prática do falar em público. Os alunos estarão visitando e conhecendo os poeta e escritores da APEG e recitando alguns dos trabalhos estudados em classe. Além disso, entre um item e outro da pauta do dia, os associados realizam um sarau de poesia e prosa com trabalhos de autoria própria.
E ainda estarão falando sobre a exposição da associação realizada neste mês de junho na Biblioteca Municipal Dr. Rafael Paes de Barros com alguns trabalhos selecionados provenientes da exposição “Todos Cantam sua Terra”, que aconteceu no mês de maio na Galeria Municipal Edith Nogueira Santos. Para o próximo mês a APEG já está marcado o lançamento de um outro livro, o “Todos Cantam sua Terra III”, com os trabalhos da exposição. A APEG (Associação de Poetas e Escritores de Garça) se reúne sempre aos quartos domingos de cada mês na sala de áudio e vídeo da Biblioteca Municipal Dr. Rafael Paes de Barros, das 15 às 17 horas. Para maiores informações a associação possui um site hospedado no endereço eletrônico http://apeg.letras.vilabol.uol.com.br e um blog no endereço http://apegletras.blogspot.com. As reuniões da APEG são abertas ao público e todos os interessados estão convidados para conhecer a Associação de Poetas e Escritores de Garça

Texto de Fagner Roberto Sitta da Silva com alterações da equipe do Jornal Comarca de Garça e publicado no dia 26 de junho de 2010.

Algumas fotos da reunião da APEG

Luiz Idálgo declamando suas coleções de pequenas poesias





Letterio Santoro mostrando para os alunos da escola Maria do Carmo Pompeu Castro seu livro "Sonetos da Vida Inteira"

Leonor de Zago (ganhadora do livro "Sonetos da Vida Inteira") e Letterio Santoro

Membros da APEG com alunos da escola Maria do Carmo Pompeu Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails