English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Reunião da Associação de Poetas e Escritores de Garça neste domingo





Reunião da Associação de Poetas e Escritores de Garça neste domingo


A APEG (Associação de Poetas e Escritores de Garça) realizará neste domingo, dia 23 de maio, sua reunião mensal na sala de áudio e vídeo da Biblioteca Municipal.

Segundo o presidente da associação, Fagner Roberto Sitta da Silva, dentre os itens da pauta da reunião os associados estarão fazendo um balanço da terceira edição da exposição “Todos Cantam sua Terra” e também dos livros que os associados fizeram o lançamento por ocasião da abertura da exposição.

Durante a exposição deste ano foram realizadas oficinas literárias ministradas pelo poeta Letterio Santoro que passou aos participantes um pouco sobre técnicas, formas e estilos literários. Um bom público veio prestigiar a terceira exposição da APEG sobre a cidade de Garça. Durante a reunião o poeta Letterio Santoro estará relatando aos associados e visitantes esta experiência de ministrar oficinas. Está mesma exposição, com um menor número de trabalhos, poderá ser montada neste mesmo ano no hall da Biblioteca Municipal.

Neste mês de maio a associação, pelo seu selo Biblioteca APEG, publicou oito livros dos mais diversos estilos literários, sendo eles: uma tese de Veridiana Sganzela Santos, “Pra que serve o Economês”; um livro de poesia de Leonor de Barros Zago, “Pessoas Queridas e seu Deus Interior”; uma antologia de poesia autores diversos já falecidos, “Poetas Reunidos V”, um livro de literatura infantil de Leonor de Barros Zago, “Bono e Rebeca”; um estudo sobre a literatura de o município de Luiz Maurício Teck de Barros, “Panorama da Literatura Garcense”, e dois livros de crônicas de Letterio Santoro, “Crônica do Cidadão ano 2006 e 2009”. E os associados que fizeram o lançamento de suas obras estarão relatando a receptividade que cada um delas recebeu.

E ainda para o mês de junho está previsto também o lançamento do livro “Sonetos da Vida Inteira”, de Letterio Santoro.

Para o vídeo de estudos deste mês os associados e visitantes irão conhecer um pouco sobre o maior escritor da Língua Portuguesa vivo. Duas entrevistas de José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura, foram selecionadas para este mês.

José Saramago nasceu na aldeia de Ribatejo, em Azinhaga (Portugal), no dia 16 de novembro de 1922 numa família de pais e avós pobres. Para garantir seu sustento forma-se em escola técnica e exerce seu primeiro emprego como serralheiro mecânico. Entretanto era fascinado por livros e visitava com grande frequência a Biblioteca Municipal Central - Palácio Galveias na capital portuguesa. Autodidata publica seu primeiro romance “Terra do Pecado” aos vinte cinco anos (1947). Em 1955, começa a fazer traduções para aumentar os rendimentos de autores como Hegel, Tolstói e Baudelaire. Depois de Terra do Pecado, Saramago apresenta ao seu editor o livro Clarabóia, que, rejeitado, permanece inédito até hoje. Saramago persiste nos esforços literários e, dezenove anos depois – então funcionário da Editorial Estudos Cor - troca a prosa pela poesia e lança Os Poemas Possíveis. Num espaço de cinco anos, depois, publica sem alarde mais dois livros de poesia, Provavelmente Alegria (1970) e O Ano de 1993 (1975). Dois anos depois de Levantado do Chão (1982) surge Memorial do Convento, livro que conquista definitivamente a atenção de leitores e críticos. Nele, Saramago mistura fatos reais com personagens inventados: o rei D. João V e Bartolomeu de Gusmão, com a misteriosa Blimunda e o operário Baltazar.

De 1980 a 1991, o autor traz a lume mais quatro romances que remetem a fatos da realidade material, problematizando a interpretação da "história" oficial: O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984) - sobre as andanças do heterônimo de Fernando Pessoa por Lisboa; A Jangada de Pedra (1986) - quando a Península Ibérica solta-se do resto da Europa e navega pelo Atlântico; História do Cerco de Lisboa (1989) - onde um revisor é tentado a introduzir um "não" no texto histórico que corrige, mudando-lhe o sentido; e O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991) - onde Saramago reescreve o livro sagrado sob a óptica de um Cristo humanizado (sendo esta a sua obra mais controvertida).

Nos anos seguintes, entre 1995 e 2005, Saramago publicará mais seis romances, dando início a uma nova fase em que os enredos não se desenrolam mais em locais ou épocas determinados e personagens dos anais da história se ausentam: Ensaio Sobre a Cegueira (1995); Todos os Nomes (1997); A Caverna (2001); O Homem Duplicado (2002); Ensaio Sobre a Lucidez (2004); e As Intermitências da Morte (2005). Nessa fase, Saramago penetra de maneira mais investigadora os caminhos da sociedade contemporânea.

Saramago foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário da língua portuguesa. Saramago é considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

O seu livro Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, em inglês) foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles (realizador de O Jardineiro Fiel e Cidade de Deus). Em 2010 o realizador português António Ferreira (cineasta) adapta um conto retirado do livro "Objecto Quase", conto esse que viria dar nome ao filme Embargo (filme), uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha. Lançou ainda em 2008 o livro “A Viagem do Elefante”, e em 2009 “Caim”.

Saramago publica regularmente seus escritos no seu blog Outros Cadernos de Saramago (http://caderno.josesaramago.org), hospedado no site da Fundação José Saramago.

Nas duas entrevistas selecionadas para este mês José Saramago é entrevistado em sua casa, localizada na Ilha de Lanzarote (Ilhas Canárias), onde o escritor vive com sua esposa Pilar del Rio, e que foi passada no Jornal da Globo. Nesta entrevista Saramago fala sobre política, sobre seus livros, sua terra natal e sobre o Nobel de Literatura. Na segunda entrevista, realizada pelo programa Metrópolis da TV Cultura, Saramago é entrevistado em São Paulo por ocasião de uma viagem e fala do da estreia do filme Ensaio Sobre a Cegueira.

As reuniões da Associação de Poetas e Escritores acontecem sempre aos quartos domingos do mês, das 15 às 17 horas, na sala de áudio e vídeo da Biblioteca Pública Municipal Dr. Rafael Paes de Barros, localizada na Avenida Dr. Rafael Paes de Barros nº 522, junto ao Pólo Arte. Para maiores informações a associação possui um site hospedado no endereço eletrônico http://apeg.letras.vilabol.uol.com.br com trabalhos e biografias dos associados e também um blog com notícias de suas atividades no endereço http://apegletras.blogspot.com. Todos estão convidados para assistir as reuniões da APEG.

Texto: Fagner Roberto Sitta da Silva (com trechos sobre José Saramago retirados da Wikipedia) editado como entrevista pela equipe do Jornal Comarca de Garça e publicado no dia 22 de maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails