English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

APEG promove mais um encontro amanhã






APEG promove mais um encontro amanhã


A APEG (Associação de Poetas e Escritores de Garça) realiza neste domingo, dia 22, sua reunião mensal, das 15:00 às 17:00 na Biblioteca Pública Municipal Dr. Rafael Paes de Barros.

Segundo o presidente da associação, Fagner Roberto Sitta da Silva, nesta oitava reunião do ano os associados estarão dando as boas vindas a uma nova obra da Biblioteca APEG, assistindo um vídeo sobre a Academia Brasileira de Letras, falando sobre um convite feito pelo o Lions Clube de Garça para um concurso literário, vendo os preparativos para o XI Encontro Poético em Garça, a discussão sobre um projeto de lei que será apresentado na Câmara de Vereadores que criará a Academia Garcense de Letras e relatando as impressões do evento “Dedinho de Prosa: Dá uma beira aí!”.

Como vem acontecendo neste ano, todo o mês o poeta e escritor Letterio Santoro vem fazendo pelo menos um lançamento de livros de sua obra reunida ou de livros por ele organizados. Durante este ano, somente de Letterio Santoro, lançou oito livros. Este que será lançado neste domingo, cujo nome é Lições das Cerejeiras, é o nono lançamento do poeta e escritor. 

Trata-se de um livro em formato de bolso onde serão publicados os poemas compostos para as cerejeiras do lago artificial e seu cultor, e que Letterio Santoro, sempre com o patrocínio de alguma empresa loca, distribui aos visitantes da Festa da Cerejeira. Por conta disso, Letterio Santoro, recebeu da APEG e do Grupo Teatral Imagem Ação um certificado, que foi entregue pelo “Pai das Cerejeiras” Nelson Ichisato, outorgando-lhe o título de Poeta das Cerejeiras de Garça. Com mais este lançamento a APEG vai chegando perto da marca de cinquenta livros lançados. 

Alguns associados da APEG após a reunião de julho: (em pé) Luiz Idálgo, Maria do Rosário Sêga, Vera Sganzela, Carlos Eduardo, Leonor Zago, Célia Izar, (agachados) Letterio Santoro, Veridiana Sganzela, Fagner Sitta e Paulo Scutari.

Para o vídeo de estudos do dia o presidente selecionou uma reportagem do programa Entrelinhas, da TV Cultura, que mostra a Academia Brasileira de Letras. Como será discutida a criação de uma academia aos moldes daquela que é chamada a Casa de Machado de Assis nada melhor do que conhecer um pouco dela. Nesta entrevista o poeta e historiador Alberto da Costa e Silva fala sobre o papel da ABL, criação, seu funcionamento e curiosidades.

A Academia Brasileira de Letras foi criada, no ano de 1897, por grandes nomes de nossa literatura - entre eles, Machado de Assis, Olavo Bilac, Artur Azevedo, Graça Aranha, Guimarães Passos, Inglês de Sousa – e tem como modelo a Academia Francesa. E em 20 de julho de 1897, numa realizou-se a sessão inaugural, na qual estiveram presentes dezesseis dos quarenta acadêmicos. Fez uma alocução preliminar o presidente Machado de Assis. Rodrigo Otávio, 1º secretário, leu a memória histórica dos atos preparatórios, e o secretário-geral, Joaquim Nabuco, pronunciou o discurso inaugural. Machado de Assis foi presidente da ABL até sua morte em 1908.

Os associados também estarão falando de um convite feito pela presidente do Lions Clube de Garça, Maria Luiza Furtado de Oliveira, para que a APEG estivesse participando com a leitura e a seleção dos finalistas de um concurso de redações desenvolvido pelo clube de serviço junto às escolas de Garça, e que tem como tema o civismo por ocasião das comemorações de 7 de setembro.

Os associados também estarão falando dos preparativos para o XI Encontro Poético. Para isso foi criada uma comissão que está vendo todos os seus pormenores: divulgação, cerimonial, homenagem ao patrono do encontro e atrações. O Encontro Poético em Garça será realizado no dia 21 de outubro, um dia após o Dia do Poeta, na Câmara Municipal de Garça e terá como grande homenageado o poeta, professor e jogador de futebol Alcyr da Rosa Lima.

E o maior assunto desta reunião de domingo será a discussão sobre o projeto de lei que criará a Academia Garcense de Letras. O projeto de lei criado pelo vereador Júlio Cezar Kemp Marcondes de Moura foi encaminhado para a diretoria da APEG nesta semana e os associados estarão lendo, debatendo e sugerindo alterações. Uma destas sugestões é a indicação de nomes de poetas, escritores e jornalistas nascidos ou que moraram em Garça para serem os patronos das cadeiras da academia. 

Mas vale também lembrar que o assunto da criação da AGL já foi proposto pelo primeiro presidente da APEG, Luiz Maurício Teck de Barros, e nesta academia alguns nomes de patronos, que seriam nomes garcenses, até foram levantados e votados pela Associação de Poetas e Escritores de Garça, e um esboço foi feito prevendo a existência da AGL e da APEG. 

Isso foi, na época, proposto para não ser criado um Olimpo Literário na cidade, quase que inacessível para outros escritores e poetas da cidade; e faria da APEG uma espécie de escada para a AGL, e a existência das duas instituições traria mais riqueza cultural. Assim existiria a Academia, com suas características e também a Associação, que prosseguiria com os seus trabalhos desenvolvidos durante estes quase seis anos de existência. Isso ocorreu no ano de 2005, quando a APEG ainda nem tinha completado o seu primeiro ano de atividades e foi divulgado em crônica de Letterio Santoro no Jornal Comarca de Garça. No entanto, com o projeto de lei do vereador Júlio César Kemp Marcondes de Moura, os membros da associação vêem que é chegado o momento propício para a criação da tão sonhada Academia Garcense de Letras.

E os associados também vão relatar as suas impressões do evento “Dedinho de Prosa: Dá uma beira aí!”, que ocorreu na noite de 20 de agosto na EMCA, onde o “Grupo Pirlimpimpim – Contadores de Histórias” fizeram a comemoração dos seus quatorze anos de atividades, numa apresentação que teve a participação da Orquestra de Violeiros de Garça.

E entre um item e outro será feito o tradicional sarau de poesia e prosa com trabalhos dos associados. 

A Associação de Poetas e Escritores de Garça se reúne sempre aos quartos domingos na sala de áudio e vídeo da Biblioteca Municipal Dr. Rafael Paes de Barros, localizada na Av. Dr. Rafael Paes de Barros nº 522, das 15 às 17 horas. Para maiores informações, a APEG possui um site hospedado no endereço eletrônico http://apeg.letras.vilabol.uol.com.br com fotos, biografias, notícias, boletim on-line, trabalhos dos associados e também um blog no endereço http://apegletras.blogspot.com sempre atualizado. Outros trabalhos poder ser lidos aqui no Jornal Comarca de Garça, que gentilmente cede um espaço para a divulgação dos trabalhos dos associados. As reuniões da APEG são abertas ao público, e todos os interessados estão convidados para conhecer os trabalhos e os membros da Associação de Poetas e Escritores de Garça.


Texto de Fagner Roberto Sitta da Silva
publicado no Jornal Comarca de Garça,
no dia 21 de agosto de 2010, na página 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails