English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Poemas para meu Povo: Uma Homenagem ao Povo Garcense - Letterio Santoro



Poemas para meu Povo: Uma Homenagem ao Povo Garcense 


Letterio Santoro


O tempo de aposentadoria para mim, literariamente falando, significa tempo de colheita. Pois, a partir de 2005, já aposentado, estimulado com a criação da Associação de Poetas e Escritores de Garça (APEG), comecei a publicar a minha obra literária, dividida em prosa e em verso.

Até agora (julho/2010) vieram á luz as seguintes obras poéticas: em 2005, Romanceiro de Garça (1ª edição), Travessia (1ª parte: década de 70) e Travessia (2ª parte: década de 80); em 2006, Poemas do Jubileu e Travessia (3ª parte: década de 90); em 2007, O Eu Herói e Amor Plural; em 2008, Romanceiro de Garça (2ª edição revista e ampliada); e em 2010, Sonetos da Vida Inteira. No total, 8 (oito) livros de poemas, compreendendo versos de minha juventude e maturidade antes de nos mudarmos para Garça em fins de 1988, e criações feitas de então a esta parte. 

Paralelamente, foram sendo publicados, no último lustro, até o mês de julho de 2010, os primeiros cinco volumes da série de artigos, intitulada Crônica do Cidadão, referentes aos anos de 2007 (em 2008), aos de 2008 (em 2009), e aos anos de 2005, 2006 e 2009 (em 2010). Que, somados aos oito livros de poemas, perfazem um total de treze obras literárias vindas à luz em apenas cinco anos. Posso chamá-las sem erro as primícias de uma imensa e rica colheita, resultado abençoado de toda uma vida de 53 anos dedicada ao cultivo das Belas-Letras.

Muitas outras obras, porém, estão por vir, tanto em prosa, quanto em poesia, se o bom Deus me der vida e saúde para continuar a organização de minha obra completa. Só para se ter uma ideia, neste ano de 2010, ano muito significativo para mim, estou conseguindo atingir o objetivo proposto de publicar um livro por mês. Como se viu acima, não se trata de obras de improvisação, mas organização de infindáveis trabalhos escritos ao longo de muitos anos, publicados ou não até a presente data, e que seu autor considera interessantes para a comunidade onde vive. Não são escritos fúteis nem inúteis. Contribuem de alguma forma para o leitor refletir junto comigo. 

Neste mês de julho, por exemplo, estou preparando o primeiro livro de uma série de pelo menos três, denominada POEMAS PARA MEU POVO, composto de poemas publicados ao longo dos últimos 20 anos (de 1989 a 2010) em jornais locais, especialmente o Comarca de Garça, que graciosa e generosamente sempre abriu as suas portas á minha colaboração. Todos esses poemas, portanto, foram sendo publicados paulatinamente, mês a mês, na média de 12 composições por ano. E estão sendo organizadas como livros, na tentativa de, como sonhava o imortal e sempre atual poeta latino Quinto Horácio Flaco, erguer, contra o esquecimento e a morte inevitáveis das páginas dos periódicos, um monumento, mais duradouro que o bronze, dedicado ao povo sempre nobre, gentil e acolhedor da cidade de Garça. 

Estes POEMAS PARA MEU POVO constituem-se numa espécie de espelho a refletir, com arte e graça, as relações possíveis entre o autor e pessoas do presente e do passado, acontecimentos de ontem e de hoje, instituições sociais ou culturais ou políticas da comunidade onde vive ou a ele afetas em algum momento da vida. As Cerejeiras e suas Festas, cidadãos comuns com seu heroísmo exemplar, seus poetas e escritores preferidos na cidade ou fora dela, símbolos da Política e da Fé, parentes ou conhecidos falecidos, artistas desconhecidos, iniciativas interessantes, graças naturais ou artificiais, defesa do meio ambiente, homenagens a bairros de Garça, o homem e as inovações, monumentos da cidade, sonhos de gente simples. Enfim, venturas, aventuras e desventuras do povo garcense. Além de doces lembranças do tempo de colégio. 

Resolvi editar os POEMAS PARA MEU POVO em blocos de (mais ou menos) cinco anos, a partir do 2º semestre de 1989, quando comecei a colaborar para os jornais. Teríamos assim um volume com poemas de 1989 a 1995; outro de 1996 a 2000; o terceiro de 2001 a 2005; e finalmente, se tudo der certo, o último de 2006 a 2010. Permito-me, porém, publicar primeiramente o conjunto de versos de 2001 a 2005 por já estarem organizados. Os anteriores pressupõem uma consulta aos jornais antigos do Comarca para verificar com certeza quais os primeiros poemas enviados ao jornal. E os de 2006 a 2010 é bom sejam dados à luz como livro no início de 2011.

Não acharás nas páginas desses livros, leitor benévolo, bajulação alguma aos pró-homens do momento; críticas às autoridades, sim, sempre vistas como servidores do Povo e não seus senhores. Perceberás também as influências literárias subjacentes a esses escritos, o amor à liberdade e à libertação que os inspira. Enfim, concluirás, com satisfação, que cada poema e o conjunto deles visa tão somente a humanização do ser humano peregrinando por este município.

É proveitoso dizer ao leitor também que tais livros – do primeiro ao último – foram organizados pelo autor e publicados a expensas suas em tiragens sempre modestas (dez cópias) que mal permitem doar um exemplar de cada obra às duas Bibliotecas públicas do município, sortear um ou outro nas reuniões ordinárias, nos Encontros Poéticos e nas Exposições da APEG, e trocar livros com dois outros escritores. Saiba também, havendo interesse do leitor, que exemplares da maior parte desses livros podem ser solicitados à Ketty Cópias, ali na Rua Heitor Penteado, no Centro, onde estão guardados os originais.

Só desejo, por fim, que cada exemplar desta série de livros POEMAS PARA MEU POVO se transforme num buquê de variegadas e perfumosas flores atiradas sobre os cidadãos laboriosos, colaboradores e aguerridos desta cidade de Garça. Para maior glória de meu povo!

Texto publicado no Jornal Comarca de Garça 
no dia 14 de agosto de 2010 na Coluna Opinião, página 2.

Letterio Santoro, é aposentado, poeta, 
cronista e membro da APEG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails