English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de outubro de 2010



MIRANTE - Meus candidatos na eleição de 2010

Letterio Santoro

Eu sou um homem político, pois vivo numa cidade (pólis). Por viver numa comunidade política, tenho obrigações e direitos. Sou cidadão. Mas quero ser o melhor cidadão, porque sou cristão. E todo cristão tem dupla cidadania: a da terra e a do céu. A cidadania celeste que já possuo pelo Batismo exige que eu exerça da melhor maneira possível a cidadania terrestre onde se constrói o Reino de Deus. Ora, o cidadão, não importa sua classe social, tem de escolher bem os seus candidatos na eleição de outubro: pessoas já comprometidas com o bem comum, antes mesmo de pertencer a um partido ou ser escolhidas para disputar.
Já afirmei aqui, em crônicas anteriores, as grandezas e misérias da Política. Falei também da maior maravilha de todas as eleições que é o Povo (se não leu, clique meu nome em pesquisar, e leia-as). E agora chegou a hora de votar em homens ou mulheres de nossa confiança para nos representarem nos governos federal e estadual a partir de 2011. Pertenço a um partido político (PT - Partido dos Trabalhadores), que ajudei a fundar. Não vou trair o meu partido. Vou votar apenas nos nomes de meu partido ou de partido a ele coligado (Netinho, do PCdoB para segundo senador). 

Partido existe para assumir o poder e servir ao povo com ações voltadas para o bem comum. No Brasil temos dois Projetos Nacionais: o do PSDB: neoliberal (Estado mínimo, privatização, sucatização dos serviços públicos); e o do PT: socialista (Estado indutor do desenvolvimento com inclusão social). Eu acredito no projeto do PT. E, como sou fiel ao meu partido, votarei nos candidatos que acreditam no mesmo projeto. É um modo de exercer a fidelidade partidária. Foi assim que o PT cresceu nos seus 30 anos de vida. 
Para Presidente vou votar em Dilma (nº13), que na sua juventude lutou contra a ditadura militar, lutou por seus sonhos nos tempos de silêncio, e mereceu a confiança nos dois mandatos do Presidente Lula. Continuará e melhorará os programas já bem sucedidos. Para primeiro senador, votarei em Marta (nº133), sempre combativa, ousada, experiente, tendo sido Prefeita da Capital e Ministra do Turismo. O segundo nome para senador será o do Netinho (nº650), de partido coligado. Não se ganha eleições sozinho. Aprendemos essa lição. Para governador: Mercadante (nº13), é claro! Competente.

E quais são meus candidatos a Deputado? No meio de tantos candidatos bons do PT, fui conhecendo alguns mais próximos da gente. É o caso, neste ano, de dois nomes. Para Deputado Federal optei por Genoino (1313) por algumas razões: esteve em Garça, reuniu-se com simpatizantes e filiados, obteve dinheiro para a saúde e para o esporte em Garça (emendas parlamentares já executadas), e publicou um livro "Do sonho ao Poder", onde expôs experiências e idéias desde os tempos de luta contra a ditadura, e da luta como parlamentar, até a chegada ao poder com Lula. Explicou a crise do PT em 2005; explicou o crime eleitoral cometido quando ele foi Presidente nacional do PT. Denunciou os meios de comunicação que execram as pessoas sem prova. Fiquei convencido de seu relato, e admirei a capacidade de diálogo, tão importante no Congresso Nacional. Voto em Genoino, e recomendo o seu nome.

E o meu candidato a Deputado Estadual? Chama-se Marcos Martins (nº13131). Veio algumas vezes a Garça, conseguiu uma viatura para a Saúde (emenda parlamentar já executada), tem um assessor à disposição de alguns companheiros em Garça, com planos, por exemplo, de formação política para nossos jovens. Nasceu nas lutas sindicais, e luta para o cumprimento da lei estadual que proíbe o uso do cancerígeno amianto nas construções. O que gosto nele é a atenção que dá aos pequenos municípios que permite uma proximidade maior com o Deputado. Não vejo melhor. Recomendo-o.


Texto publicado no site Garça Online 
no dia 18de setembro de 2010 na Coluna Opinião, página 2.


Letterio Santoro, é aposentado, poeta, 
cronista e membro da APEG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails