English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Reunião da APEG neste domingo

Foto: Encontro Poético de outubro homenageará Alcyr da Rosa Lima, o Ceci (da esquerda para a direita é o penúltimo agachado, numa foto da década de 50 do Garça Esporte Clube cedida por Tico Cassola).

Neste domingo, a partir das 15 horas, acontece mais uma reunião mensal da APEG (Associação de Poetas e Escritores de Garça) na sala de audiovisual da Biblioteca Pública Municipal de Garça Dr. Rafael Paes de Barros. 

Integram a pauta da reunião o XI Encontro Poético de Garça, a criação de um clube de cinema, um vídeo sobre Histórias em Quadrinhos, as reuniões feitas durante o mês sobre a Academia Garcense de Letras, o lançamento de mais uma nova obra e o sarau de poesia e prosa. 

Conforme informou o presidente Fagner Roberto Sitta da Silva, no mês de outubro a APEG, pela sexta vez consecutiva, estará realizando o Encontro Poético. Este encontro nasceu de um movimento literário no final da década de 90 e começou a ser realizado no ano de 1997, sendo interrompido no ano 2000. Com a sua volta no ano de 2004 os antigos realizadores do evento e mais alguns dos que ali se conheceram, criaram a Associação de Poetas por conta da visita de um menino de 11 anos que participava da Associação dos Poetas e Escritores de Marília, a APEM. Nesta edição que ocorrerá na noite de 21 de outubro será homenageado o poeta, professor e ex-jogador de futebol Alcyr da Rosa Lima. 

O evento que será realizado novamente na Câmara Municipal de Garça – o outro foi no ano de 2006 -, terá apresentações musicais como o instrumentista mariliense João Victor, que se apresentou recentemente em Garça num evento promovido pela Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, e do poeta e violeiro Luiz Idálgo, vice-presidente da APEG, e de outro membro da associação, o jovem violinista Carlos Eduardo Lopes. Será feito um grande sarau com obras próprias dos poetas e escritores da APEG e de outros que poderão se inscrever em breve para o evento.

Alcyr da Rosa Lima é o nono homenageado do Encontro Poético, e como vem ocorrendo desde 1999, o seu nome se juntará aos de Odilon Izar (1999), Cesarino Avino Sêga (2000), Gentil Gallis (2004), Gilberto Pieretti (2005), Lydia Guimarães Ginde (2006), Ari Lima (2007), Emília de Carvalho (2008) e Dalva Magalhães Parreira (2009) e que lembrará o Ceci poeta, jogador e professor da cidade. Na pauta desta reunião também será discutida a instalação de um clube de cinema, num projeto feito por Luiz Maurício Teck de Barros. No projeto de criação deste cineclube, já foram levantados os dias propícios para as suas apresentações, que serão quinzenais, e sempre as quintas-feiras, sempre exibindo filmes de alta qualidade e raros. 

Os membros da APEG estarão falando sobre as reuniões feitas durante o final do mês de agosto e neste mês de setembro, para levantamento de sugestões para a incrementação do projeto de lei do vereador Júlio Cesar Kemp Marcondes de Moura que criará a Academia Garcense de Letras. Junto com estas sugestões levantadas pelos membros da APEG, também estão a indicação de nomes para os patronos das cadeiras da academia, que por sugestão da APEG seriam paritários, com nomes garcenses junto com nomes nacionais e o encaminhamento do projeto para a apreciação do CMC (Conselho Municipal de Cultura de Garça). Nesta reunião de domingo a associação também estará recebendo mais uma nova obra para a sua biblioteca. Trata-se do segundo volume da antologia Lições das Cerejeiras, de Letterio Santoro, que é o nono lançamento do poeta neste ano. 

Para o vídeo de estudo deste mês foi separado, a pedido dos próprios membros da associação, um vídeo do programa Entrelinhas da TV Cultura que trata de literatura e histórias em quadrinhos. 

E durante um assunto e outro da pauta será feito um sarau de poesia e prosa com trabalhos dos associados. A Associação de Poetas e Escritores de Garça (APEG) se reúne sempre aos quartos domingos de cada mês na sala de áudio e vídeo da Biblioteca Municipal Dr. Rafael Paes de Barros, das 15 às 17 horas. Para maiores informações a associação possui um site hospedado no endereço eletrônico http://apeg.letras.vilabol.uol.com.br com fotos, biografias, notícias, boletim on-line, trabalhos dos associados e um blog no endereço http://apegletras.blogspot.com com as notícias da associação e trabalhos de seus membros. As reuniões da APEG são abertas ao público, e todos os interessados estão convidados para conhecer os trabalhos e os membros da Associação de Poetas e Escritores de Garça.

Texto de Fagner Roberto Sitta da Silva
no dia 25 de setembrode 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails