English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

XI Encontro Poético em Garça hoje às 20 horas na Câmara Municipal



XI Encontro Poético em Garça hoje às 20 horas na Câmara Municipal

Apresentações teatrais, musicais, sarau de poesia e prosa, homenagens e sorteio de livros são as atrações desta noite dedicada a Poesia

Hoje a partir das 20 horas acontece na Câmara Municipal de Garça o XI Encontro Poético com várias atrações artísticas. 

O Encontro Poético foi feito no ano de 1997 por um movimento de poetas locais. Participaram daquela noite na Concha Acústica do Lago Artificial os poetas Letterio Santoro, Luiz Maurício Teck de Barros, Gentil Gallis, Kleber Ragaci, Luciano de Jesus, Gilberto Pieretti e Maristela do Carmo. Ao todo, participaram dez poetas de Garça e da região, abrangendo as cidades de Marília, Pompéia, Osvaldo Cruz e Gália. As poesias declamadas na noite de 29 de julho de 1997 foram recolhidas no livro “Antologia Poética dp Primeiro Encontro Poético em Garça”

 O Encontro Poético, a partir da terceira edição, passou a homenagear um poeta ou escritor garcense falecido, o primeiro deles foi Cesarino Avino Sêga, em 1998, e o segundo homenageado foi o Odilon Izar, no ano 1999. No entanto, o Encontro Poético foi interrompido no ano de 2000 e só tornou a ser realizado no ano de 2004, quando homenageou o poeta Gentil Gallis.

No Encontro de 2004, entre os participantes, estava um garoto de 11 anos que disse aos presentes que participava da APEM, a Associação dos Poetas e Escritores de Marília. A participação deste garoto fez com que alguns dos presentes criassem no início de janeiro a APEG, a Associação de Poetas e Escritores de Garça. A partir de 2005 a APEG passou a realizar o Encontro Poético.

O Encontro Poético que acontece hoje a partir das 20 horas fará a sua décima homenagem a um poeta e escritor falecido, e será o sétimo a ser realizado sem interrupções.

Segundo o presidente da associação, Fagner Roberto Sitta da Silva, o encontro desta noite está repleto de atrações, além da tradicional homenagem ao escritor e poeta falecido e o sarau de poesia e prosa, o evento será aberto pela Troupe Teatral Imagem/Ação numa apresentação feita pelos atores Edilson, e Sinara Saccá, liderada pelo diretor Luiz Cabral e colaboração da atriz Duliana Peres.

É a segunda vez que o Encontro acontece na Câmara Municipal de Garça. A primeira vez foi no ano de 2006 e o poeta homenageado foi Gilberto Pieretti, naquela noite se apresentou o grupo Taboca de Viola da cidade de Marília e entre os poetas que declamaram seus escritos estavam os membros da Associação dos Poetas e Escritores de Marília.

Também estará se apresentando no Encontro o cantor e violonista mariliense João Vitor. O músico que faz parte dupla Victor e Alexandre, cantará para os presentes no Encontro o que há de melhor no estilo Sertanejo Universitário. Também estará gravando dentro de alguns meses o seu primeiro CD em Maringá.o músico tocou nos bares de Marília como o Pizza Frita, Canto Brahma e Petiscaria Sol Nascente. O cantor se apresentou com sucesso em evento ocorrido recentemente e promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Garça.

E também, entre as apresentações da noite, está o poeta e violeiro Luiz Idálgo cantará para os presentes o que há de melhor na música caipira e sertaneja. Luiz Idálgo é pesquisador da musica sertaneja de raiz, participa do ¨Viola da Hora¨, é membro da APEG, publica seus trabalhos desde 2007 e atualmente é Vice-Presidente da Associação e membro do Conselho Municipal de Cultura de Garça. Seu repertório é baseado em músicas sertanejas de raiz, religiosas, populares e folclóricas.

O Encontro Poético desta quinta-feira homenageará o poeta Alcyr da Rosa Lima. O poeta que também foi jogador de futebol, que foi grande professor de nossa cidade, falecido na década de 70 e que tem um nome batizando uma escola de nossa cidade será o nono homenageado do Encontro. Nesta noite os poetas locais estarão celebrando a poesia e a vida do professor Alcyr, relatando trechos de sua vida, homenageando o professor, o jogador do Garça Esporte Clube, lendo trechos de suas poesias publicadas em jornais e entregando à família do homenageado um certificado referente à data da homenagem.

Dentre os homenageados contam-se os nomes de Lydia Guimarães Ginde, Gentil Gallis, Emília de Carvalho e Gilberto Pieretti que também participaram das primeiras edições do Encontro Poético.

Serão sorteados para os visitantes livros de Letterio Santoro, entre eles, Lições das Cerejeiras e Sonetos da Vida Inteira, e a coletânea de poemas e crônicas Todos Cantam Sua Terra III, que é uma antologia de trabalhos dos associados da APEG.

E para fazer jus ao nome do evento, será feito um sarau com os trabalhos inscritos durante o mês de outubro na Galeria Municipal Edth Nogueira Santos.

Finalizando, os associados APEG gostariam de agradecer a todos que contribuíram para a realização deste XI Encontro Poético, a todos que contribuíram com dados para as homenagens a Alcyr da Rosa Lima; aos familiares do poeta; à Câmara Municipal de Garça, vereadores e funcionários, pela cessão do espaço para a realização do evento; ao João Julião da Galeria Municipal Edith Nogueira Santos que disponibilizou o local para as inscrições; aos artistas que estarão se apresentando; à imprensa garcense - o Jornal Comarca de Garça, o site Garça Online, as rádios Centro-Oeste e Universitária - pelas reportagens vinculadas durante o mês de outubro; a todos que participaram direta ou indiretamente para a realização do evento.

Toda a comunidade garcense está convidada para este evento promovido pela Associação de Poetas e Escritores de Garça.

Texto: Fagner Roberto Sitta da Silva

Um comentário:

  1. Olá, adorei o blog, já estou seguindo. Também estou criando um dê uma passadinha lá e siga também. Abraços... www.wagnerpoeta.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails